GEOMIN 2019

16 A 18 DE OUTUBRO
CENTRO DE ARTES E CONVENÇÕES DA UFOP
Ouro Preto - MG

APRESENTAÇÃO

GEOMIN
APRESENTAÇÃO

O GEOMIN – Congresso Brasileiro de Geotecnia de Mineração é um evento técnico promovido pelo Núcleo de Geotecnia (NUGEO) da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e patrocinado por empresas de mineração e pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), de caráter bianual e a ser realizado sempre em Ouro Preto/MG.

O evento tem por ênfase específica a temática da engenharia geotécnica aplicada às atividades de mineração, contemplando uma formatação distinta de eventos similares convencionais, por privilegiar primariamente o debate e a discussão dos temas relevantes na área, sob diferentes pontos de vista (ver programação e estruturação das sessões técnicas previstas no evento).

As sessões técnicas incluem a apresentação de trabalhos técnicos de pesquisadores brasileiros, que expressem, além de um domínio referencial do conhecimento especializado ao tema abordado, a proposição de estudos de casos reais e da prática da ciência aplicada, que permitam a ampla discussão da conjunção teoria-prática dos problemas da engenharia geotécnica aplicada à mineração e o debate abrangente de todos os parceiros participantes do fórum.

NUGEO

O Núcleo de Geotecnia (NUGEO) da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, vinculado ao Departamento de Engenharia Urbana (DEURB), é responsável pela condução dos programas de pós-graduação em geotecnia da UFOP, que compreendem o Mestrado Acadêmico e o Doutorado. Além deste programa, o NUGEO também é responsável pelo Mestrado Profissional em Engenharia Geotécnica. Atualmente estes programas contemplam um corpo discente com 150 alunos em atividades de pós-graduação.

Em termos de estrutura física, o NUGEO possui um centro planejado para ser referência em estudos de engenharia aplicada no país, com excelência científica para o desenvolvimento tecnológico nas áreas de Geotecnia – Centro Tecnológico de Geotecnia Aplicada (CTGA). O centro visa estabelecer experiências e fomentar pesquisas mediante parcerias com outras universidades, empresas diversas, centros de pesquisa e órgãos de fomento do nosso estado, do país e do exterior.

A estrutura física do CTGA é constituída por um bloco em dois pavimentos e compreende uma área total de cerca de 2100m² com 13 laboratórios, além de espaços específicos para docentes, discentes e salas de aula. Esta infraestrutura atende integralmente a logística física e experimental necessárias às atividades dos programas de pós-graduação em geotecnia da UFOP. Todos estes laboratórios dispõem dos equipamentos e acessórios para a plena consecução dos trabalhos experimentais envolvidos nas disciplinas e nas pesquisas do programa.

Laboratórios:
Cartografia Geotécnica
Computação
Ensaios de Grande Porte
Geossintéticos
Geotecnia de Pavimentos
Hidrogeotecnia
Mecânica das Rochas
Mecânica dos Solos – Ensaios de Caracterização
Mecânica dos Solos – Ensaios Especiais
Métodos Numéricos
Modelos Físicos
Rejeitos de Mineração
Sedimentometria

www.nugeo.ufop.br

PATROCINADORES
PREMIUM

Vale é uma mineradora multinacional brasileira e uma das maiores operadoras de logística do país. É uma das maiores empresas de mineração do mundo e também a maior produtora de minério de ferro, de pelotas e de níquel. A empresa também produz manganês, ferroliga, cobre, bauxita, potássio, caulim, alumina e alumínio.

Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração é uma empresa privada brasileira de metalurgia e tecnologia, líder mundial em seu campo de atuação, com sede em Araxá, no estado de Minas Gerais, que tem como foco o desenvolvimento de tecnologias e produtos do niobio.