Sobre o Evento

GEOMIN NATUREZA E VALORES

O GEOMIN é um encontro técnico firmado entre a academia, empresas e instituições que atuam na engenharia geotécnica aplicada à mineração, que tem por objetivo promover, contribuir e fomentar a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento tecnológico nesta área do conhecimento científico. Como fórum privilegiado destes valores, o evento propõe constituir referencial e diretriz para divulgação abrangente do conhecimento especializado, na implantação de normas e procedimentos inovadores, na pesquisa aplicada e inserida no domínio direto da prática da engenharia, na proposição e consolidação dos avanços tecnológicos na área e na superação dos desafios da gestão e governança dos grandes e complexos problemas geotécnicos envolvidos nos empreendimentos de mineração.

OURO PRETO

Como Patrimônio Cultural da Humanidade e expressão máxima da arquitetura barroca, Ouro Preto é singular. Absolutamente singular. Como patrimônio histórico, como registro vivo de uma época, como herança cívica de gerações, como cenário da arte universal, como memorial de liberdade de um povo.

Vila Rica de outrora, Ouro Preto tem a mineração nas veias. Do Tripuí ao Morro de Ramos, do Alto do Monjaí ao Veloso, do Caquende ao Campo de Santa Quitéria, da Encardideira ao Padre Faria, o ferro e o fogo sulcaram a montanha ancestral e abriram sulcos doloridos em seu bendito ventre, de onde o ouro brotou como sangue venoso.

A mineração plasmou um teatro vivo na cava exposta, conformado por ruas tortuosas e desalinhadas que desembocam em labirintos de becos e ladeiras, que se enfurnam em meio ao casario dependurado pelos vales e pelas encostas íngremes.

A cada nesga de terra lavrada, foram encimadas igrejas, capelas e dezenas de monumentos de cantaria, construídos com grandes varandas, sacadas e portais e guarnecidas por amplas janelas gradeadas e arrojados beirais. Um relevo duro e escarpado, dominado por serras, contrafortes, depressões e vales, foi rasgado a ferro, fogo e sangue para se tornar e se fazer história. A história de uma Ouro Preto singular. Absolutamente singular.

Conheça abaixo a nossa

COMISSÃO ORGANIZADORA

Fernando Portugal Maia Saliba

Presidente do Núcleo Regional de Minas Gerais da ABMS

Matteus Hamade

Diretor Financeiro do Núcleo Regional de Minas Gerais da ABMS

Luis Bacellar

Professor na NUGEO da UFOP

Lucas Ferreira

Professor na NUGEO da UFOP

Filipe Costa

Especialista Técnico Gestão de Rejeitos da Vale

Thiago Oliveira

Gerente de Geotecnia de Projetos

Marcos Lemos

Gerente Sênior - Gestão de Barragens

REALIZAÇÃO


   

DIAMANTE


OURO


       

PRATA


             

APOIO


                         

APOIO INSTITUCIONAL


EMISSÃO DE CERTIFICADO

24h após a realização dos painéis, se inscrito neles, você poderá fazer o download dos certificados comprovando a sua participação.

Acessar